Governança Corporativa

Transparência, prestação de contas, responsabilidade socioambiental, inovação e tratamento igualitário a todos os nossos stakeholders fundamentam a nossa estrutura de governança.

Básico Listada na BM&F Bovespa desde 1977.
(102-25) 100% para as ações ordinárias e preferenciais.
(102-25) 25% do lucro líquido ajustado e em igualdade de condições entre as ações ordinárias e preferenciais
(102-25) 5 membros efetivos eleitos pela Assembleia Geral. Mandato unificado de dois anos, admitida reeleição. 20% são membros independentes, com representação dos acionistas (bloco controlador). Função não-executiva
5 membros eleitos pelo Conselho de Administração. (102-23)Não há acúmulo de cargos entre o CEO e o Presidente do Conselho. Mandato unificado de dois anos, admitida reeleição. Função executiva
Divulgação anual desde 2011.

(102-25) Não possuímos política formal ou regra para as transações com as partes interessadas, nos baseamos em práticas e valores de mercado e as operações comerciais existentes, seguindo normas e legislações aplicáveis a cada assunto. O Conselho de Administração é responsável pela avaliação periódica da nossa forma de gestão, reconhecida e amplamente divulgada nas Demonstrações Financeiras (trimestrais e anuais).

Estrutura Societária

PREFERENCIAIS (PN) R$1,94 ORDINÁRIAS (ON) R$1,99 Em 31 de dezembro de 2017,
nosso capital social era de
161.894.847,81, dividido em
166.720.235 ações, sendo
92 % ordinárias e
8 % preferenciais.
PREFERENCIAIS (PN) R$1,94 ORDINÁRIAS (ON) R$1,99 Em 31 de dezembro de 2017,
nosso capital social era de
161.894.847,81, dividido em
166.720.235 ações, sendo
92 % ordinárias e
8 % preferenciais.
Acionistas Ações ordinárias % Ações preferenciais % Total de ações %
Irani Participações S.A. 93.238.181 60,58 % 5.375.080 41,96 % 98.613.261 59,15 %
Habitasul Des. Imobiliários S.A. 25.499.220 16,57 % 2.005.160 15,65 % 27.504.380 16,50 %
Cia Habitasul de Participações 19.888.540 12,92 % 1.188.560 9,28 % 21.077.100 12,64 %
Emp. Riograndense Des. Urb. Ltda 161.520 0,10 % 13.860 0,11 % 175.380 0,10 %
Ciacoi – Administração de Imóveis Ltda 110.626 0,07 % 0 % 0 % 110.626 0,07 %
Ações em tesouraria 24.000 0,02 % 2.352.100 18,36 % 2.376.100 1,43 %
Ações dos administradores 1.124.067 0,73 % 711.060 5,55 % 1.835.127 1,10 %
Ações em circulação 13.863.821 9,01 % 1.164.440 9,09 % 15.028.261 9,01 %
Total de ações 153.909.975 100 % 12.810.260 100 % 166.720.235 100 %

 

(102-18, 102-21, 102-22, 102-23, 102-24, 405-1)

Estrutura Geral

Realizadas em nossa sede, em Porto Alegre (RS), mediante convocação ordinária ou extraordinária, respeitando nosso Estatuto Social e a Lei das Sociedades Anônimas.

Os editais dispõem sobre as pautas e procedimentos necessários aos acionistas que desejam ser representados. Nesses eventos disponibilizamos a proposta da administração com informações sobre os assuntos que serão levados à votação.

Assembleia ordinária: realizada no primeiro quadrimestre de cada ano para exame, discussão e voto das demonstrações financeiras, deliberação sobre a destinação do lucro líquido do exercício anterior e distribuição de dividendos, além da eleição dos membros do Conselho de Administração.

Assembleia extraordinária: realizada sempre que necessário, para deliberações sobre tópicos relevantes, de acordo com o Estatuto Social da Companhia.

(102-22, 102-23, 102-24, 405-1)

Suas atribuições estão dispostas no artigo 12 do Estatuto Social da Companhia. Mensalmente, discute temas estratégicos como as nossas Políticas Corporativas, relações com o mercado, investimentos e riscos dos negócios, além do acompanhamento dos resultados apresentados nas demonstrações financeiras.


Péricles Pereira Druck

Engenheiro agrônomo formado pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul e graduado no Owner/President Management Program na Harvard Business School. Iniciou no Grupo Habitasul em 1995, representando o acionista controlador junto à diretoria da Celulose Irani S.A., em 1998, passou a integrar a equipe diretiva da Companhia, passando por várias áreas de responsabilidade. Nos últimos 12 anos atuou como membro do Conselho de Administração, Diretor Superintendente e Diretor Presidente da Celulose Irani S.A., sendo reeleito para estes cargos de 2005 a 2017. Diretor nas controladas Iraflor Comércio de Madeiras Ltda e Irani Geração de Energia Sustentável Ltda.
A partir de julho de 2017 passa a ocupar a Presidência do Conselho de Administração da Celulose Irani S.A. e da Companhia Habitasul de Participações, bem como, o cargo de Diretor Presidente da Companhia Habitasul de Participações. Membro e Presidente do Conselho de Administração da Irani Participações S.A., Koch Metalúrgica S.A., Habitasul Desenvolvimentos Imobiliários S.A., Habitasul Negócios Imobiliários e administração de Bens S.A.; HGE – Geração de Energia Sustentável S.A. e Habitasul Florestal S.A.


Eurito de Freitas Druck

Diretor de empresas, Diretor da Companhia Comercial de Imóveis e da Ciacoi – Administração de Imóveis Ltda., membro e Vice-Presidente do Conselho de Administração da Companhia Habitasul de Participações, Habitasul Desenvolvimentos Imobiliários S.A., Celulose Irani S.A., Hotel Laje de Pedra S.A., Koch Metalúrgica S.A., Habitasul Comércio e Representações S.A., Habitasul Florestal S.A., HGE – Geração de Energia Sustentável S.A., Irani Participações S.A., Habitasul Negócios Imobiliários e Administração de Bens S.A.


Paulo Sérgio Viana Mallmann

Advogado formado pela Faculdade de Direito da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, com MBA em Direito da Economia e da Empresa pela Fundação Getúlio Vargas. Também possui o título de Conselheiro de Administração certificado pelo IBGC – Instituto Brasileiro de Governança Corporativa. É Diretor Jurídico e de Administração de Créditos do Grupo Habitasul. Sócio da Druck Mallmann Oliveira & Advogados Associados e da LOF Consultoria Imobiliária Ltda. Conselheiro de Administração da Companhia Habitasul de Participações e da Celulose Irani S.A. Atuou também como Conselheiro Suplente do Conselho de Administração da CIBRASEC – Companhia Brasileira de Securitização. Diretor da Habitasul Desenvolvimentos Imobiliários S.A., CONSULPLANES – CONSULTORIA E PLANEJAMENTO LTDA. e Druck Mallmann Oliveira & Advogados Associados.


Roberto Faldini

Empresário, Administrador de Empresas, Palestrante e Consultor na Área de Governança Corporativa, formado em Administração de Empresas pela EAESP – FGV em 1972, com especialização em Gestão Avançada na Fundação Dom Cabral e INSEAD – Fontainebleau – França em 1991; em Empreendedorismo na Babson College – Boston – USA em 2004; em Governança Corporativa – Corporate Governance Board Leadership – TOT – Training of Trainers na IFC – IBGC em 2009, 2011, 2013 e 2016.
Conselheiro de Administração Certificado pelo IBGC em 2013. Foi Cofundador do IBGC – Instituto Brasileiro de Governança Corporativa em 1995.
Membro associado do IBEF – Instituto Brasileiro dos Executivos Financeiros e do FBN – Family Business Network.
Por mais de 20 anos foi diretor executivo, acionista e membro do Conselho de Administração da Metal Leve S.A.. Presidente da CVM – Comissão de Valores Mobiliários em 1992, responsável na época de seu mandato pelo lançamento pioneiro das ADRs da Aracruz na bolsa de NY.
Foi coordenador por 5 anos (2002 a 2007), do Núcleo da Empresa Familiar – PDA, da Fundação Dom Cabral, em São Paulo. Coautor do livro “A Dimensão Humana da Governança Corporativa”, de Herbert Steinberg (Ed. Gente, 2003). Foi Coordenador e Coautor do Caderno de Boas Práticas de Governança Coorporativa para Empresas de Capital Fechado do IBGC lançado em dezembro de 2014, em SP, e em Lisboa, em janeiro de 2015. Também foi coautor do caderno do IBGC “O Papel do Conselho na Estratégia das Organizações” lançado em Novembro 2017.


Paulo Sérgio Viana Mallmann

Engenheiro Mecânico, desde março de 2015 atua como professor convidado da Fundação Dom Cabral. De outubro de 2005 a outubro de 2014 foi VicePresidente responsável pela Divisão de Papelão Ondulado da empresa Rigesa Embalagens Papel e Celulose Ltda, empresa responsável pela produção e comercialização de embalagens de papelão ondulado no Brasil. No período de novembro de 2008 a outubro de 2012 foi Conselheiro da empresa MWV Wadco Índia Pvt. Ltda., empresa responsável pela fabricação e comercialização de embalagens de papelão ondulado na Índia. Atuou como Conselheiro, Vice-Presidente e Presidente do Conselho da Escola Americana de Campinas, escola de modelo americano desde a pré-escola até o ensino médio, de novembro de 2008 a outubro de 2011. Desde 1991 é membro do Instituto de Marketing Industrial. Membro da Young Presidents’ Organization (YPO-WPO) desde 1997, tendo ocupado posições de Diretor Financeiro e Diretor de Fórum do capitulo de Porto Alegre. Membro do Conselho de Administração da Companhia Habitasul de Participações e da Celulose Irani S.A.

(102-13, 102-21, 102-24, 102-27) Para fazer parte do Conselho, todos os membros devem possuir conhecimentos sobre aspectos econômicos e socioambientais de acordo com sua área de experiência. O aprimoramento do conhecimento sobre tópicos relacionados à sustentabilidade se dá com a constante participação em eventos externos, associações de classes e entidades representativas. (102-18) A partir de 2018, será instituído um Comitê de Sustentabilidade composto pelos diretores executivos, gerentes das unidades industriais e pelos gerentes de Saúde, Segurança, Qualidade e Sustentabilidade, Suprimentos e Estratégia e Marketing, com o objetivo de:

  • Assegurar a evolução do tema e o alinhamento estratégico;
  • Apoiar o processo de definição de temas prioritários para o negócio;
  • Apoiar a priorização de investimentos socioambientais;
  • Acompanhar os indicadores de sustentabilidade e assegurar os compromissos;
  • Aprovar o relatório de sustentabilidade anual;
  • Zelar pelas práticas de responsabilidade social e ambiental.

(102-25, 102-33, 102-34) Cabe ao Diretor Presidente o reporte de preocupações críticas ao Conselho de Administração, além da condução das discussões e decisões durante as reuniões ordinárias.

Em todos os atos que não sejam de competência da Assembleia Geral ou do Conselho de Administração, zela pelo funcionamento da Companhia respeitando o que rege o Artigo 14 do nosso Estatuto Social. Reuniões presenciais são realizadas mensalmente e por videoconferência quando imprescindível.

(102-19, 102-20, 102-31) Cada Diretor Executivo, com apoio de suas equipes, é responsável pela implementação das decisões oriundas de projetos, revisões orçamentárias, priorização de necessidades e implementação de controles e modificações organizacionais.


Sérgio Luiz Cotrim Ribas

Administrador de Empresas, é PósGraduado em administração pela Faculdade Getúlio Vargas (FGV-SP), pela Universidade de São Paulo (USP) e pela Boston University (EUA). Anteriormente, atuou nas áreas de consultoria de gestão estratégica e marketing na Roland Berger Strategy Consultant e na gerência de marketing do Banco do Brasil. Atua no setor desde 2004, quando ingressou na Irani. Atuou por 6 anos como Diretor de Marketing e Vendas, 7 anos como Diretor de Negócios Papel e Embalagem e foi reeleito como Diretor de Operações. Em julho de 2017, foi nomeado Diretor Presidente.


Odivan Carlos Cargnin

Advogado e contador, formado em Ciências Contábeis e Direito pela UNOESC – Universidade do Oeste de Santa Catarina. Pós-Graduado em Contabilidade Gerencial, Custos e Controladoria. Atua no setor desde 1995, quando ingressou na Irani. Iniciou na área contábil, foi gerente de controladoria e atuou em projetos de expansão. Nos últimos 13 anos, atua como Diretor de Administração, Finanças e de Relações com Investidores. Diretor nas controladas Iraflor Comércio de Madeiras Ltda e Irani Geração de Energia Sustentável Ltda., Membro do Conselho de Administração da HGE- Geração de Energia Sustentável S.A. Desde julho de 2017, assumiu a Diretoria de Administração, Finanças e Relações com Investidores da Companhia Habitasul de Participações e Diretoria da Habitasul Comércio e Representações S.A. e Habitasul Desenvolvimentos Imobiliários Ltda.


Fabiano Alves de Oliveira

Contador, formado em Ciências Contábeis pela UNOESC – Universidade do Oeste de Santa Catarina. Pósgraduação em Finanças (UNOESC), Gestão Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) e Mestrado Profissional pela Escola de Administração da UFRGS de Porto Alegre. Iniciou na empresa em 2002 na área de Controladoria, atuando por mais de 10 anos como Gerente da área. Nos últimos 3 anos, atuou como Superintendente de Estratégia e Gestão. Em dezembro de 2017, foi nomeado Diretor de Pessoas, Estratégia e Gestão.


Lindomar Lima de Souza

Administrador de Empresas, tem MBA em Marketing Comercial com Ênfase em Vendas pela Fundação Getúlio Vargas (FGV-SP). Anteriormente, atuou como Técnico de Embalagem pela Orsa Fabrica de Papelão Ondulado S/A. Ingressou na Irani em 1998 como Técnico de Embalagem, de julho de 2006 a setembro de 2013 atuou como Gerente Comercial, em outubro de 2013 passou a Superintendente Comercial. Em dezembro de 2017, foi nomeado Diretor de Negócio Embalagem.


Henrique Zugman

Administrador de Empresas, é Bacharel em Administração de Empresas com Ênfase em Comércio Exterior pela Universidade Mackenzie (SP), MBA em Gestão de Vendas pela ESPM (SP). Anteriormente atuou na empresa Igaras Papéis e Embalagens na área de Exportação e como Consultor de Negócios Grade Assessorial Comercial Ltda. Ingressou na Irani em 2003 como Chefe de exportação, em 2004 passou a Gerente Comercial Exportação e incorporou as vendas de Papel no Mercado Interno em 2009. Em Dezembro de 2016, passou a atuar como Gerente Executivo Comercial Papel e Florestal, sendo, em Dezembro de 2017 nomeado Diretor de Negócios Papel e Florestal.

*Auditoria Interna e Gestão de Riscos, Estratégia e Marketing, Saúde, Segurança, Qualidade e Sustentabilidade, Contabilidade, Controladoria, Desenvolvimento de Pessoas, Escritório de Gerenciamento de Projetos, Finanças, Inovação e Melhoria Contínua, Jurídico, Projetos Estratégicos, Relações com Investidores, Relações Institucionais, Suprimentos e Tecnologia da Informação.

(102-19, 102-20) Políticas Corporativas de divulgação e uso de informações e de valores mobiliários estão disponíveis em nosso site e objetivam assegurar a equidade, a transparência e a disseminação imediata de informações a todos os interessados, sem privilégio a qualquer público. Entre os temas abrangidos, destacam-se atos e fatos relevantes, decisões do acionista controlador, deliberações da Assembleia Geral ou dos órgãos da administração e restrições para as negociações com as nossas ações em determinados períodos.

(102-28, 102-35, 102-36, 102-37)Remuneração do Conselho de Administração e da Diretoria Executiva.

Estabelecemos diretrizes a serem observadas quanto à remuneração dos membros do Conselho de Administração e da Diretoria Executiva, buscando alinhar os interesses dos administradores e acionistas, direcionar seu comportamento e estimular a visão de curto e longo prazo. Assim, também estimulamos o sentimento de propriedade e comprometimento, atraindo, retendo e motivando nossos administradores.

(102-35) Cada elemento da remuneração cumpre um papel em curto, médio e longo prazo. Fixada anualmente na Assembleia Geral Ordinária, a remuneração global da alta administração prevê remuneração fixa e concessão de benefícios, bônus trimestral variável e de curto prazo atrelado a metas pré-estabelecidas e a remuneração variável de longo prazo, esta última por meio do Programa Upside Programa Upside e/ou Participação nos Lucros estatutariamente previstos.

(102-28)A Diretoria também participa do Programa Supera, cuja avaliação abrange itens que capturam uma ampla visão de sustentabilidade relacionada à competência cultura da excelência, com impacto direto na remuneração variável. A remuneração de longo prazo proporcional à valorização das ações a cada três anos também captura esses ativos intangíveis e o resultado econômico.

2015 2016 2017
Despesas com honorários da Administração, sem encargos sociais (em R$ mil) 7.402 6.699 6.310


(102-25)
Em nosso site de Relacionamento com Investidores você pode acessar mais informações sobre a remuneração dos executivos e responsáveis pela governança, incluindo a relação de como essa remuneração está atrelada ao nosso desempenho em curto, médio e longo prazo. Basta clicar em Informações financeiras/Arquivos CVM > Formulário de Referência (item 13) e no site da Comissão de Valores Mobiliários (CVM).

Em nosso formulário de Referência você encontra informações relacionadas aos conflitos de interesse, participação cruzada em órgãos de direção, controle acionário cruzado com fornecedores e outras partes interessadas, existência de acionista majoritário e divulgação de informações sobre os stakeholders. Também disponibilizamos informações sobre composição acionária relevante (maior que 5 %) até a pessoa física. Não há acordo de acionistas vigente.

(102-45)Administração das empresas controladas pela Irani

Representantes do Conselho de Administração da Irani também participam dos conselhos das controladas Habitasul Florestal S.A. (três membros) e HGE – Geração de Energia Sustentável S.A. (quatro membros). Eleitos pelos sócios-cotistas, membros do nosso Conselho também participam da Diretoria das controladas Irani Geração de Energia Sustentável Ltda e Iraflor – Comércio de Madeiras Ltda.

Canais de comunicação com o mercado

O mercado se mantém informado sobre nossas atividades e resultados por meio dos nossos canais oficiais de comunicação:

  • Site de Relações com Investidores, disponível nos idiomas português e inglês;
  • Canal direto com o Diretor de Relações com Investidores e com a equipe de Relações com Investidores pelo e-mail ri@irani.com.br;
  • Ferramenta Fale Conosco, no site de RI;
  • E-mail Alerta;
  • Divulgação das Demonstrações Financeiras Anuais e Informações Trimestrais (ITR);
  • Assembleias Gerais Ordinárias e Extraordinárias e Relatório de Sustentabilidade.

Para mais informações, sugestões, questionamentos, recomendações ou contato direto com nosso Diretor de Relações com Investidores, clique para acessar