Embalagem

Somos uma das principais indústrias nacionais do segmento de embalagens e chapas de papelão ondulado. Em 2017, nos firmamos na 3ª posição entre as empresas do segmento, segundo a Associação Brasileira do Papelão Ondulado. Neste mesmo período, conquistamos novos clientes, construindo e fortalecendo relações de valor.

Fabricamos caixas e chapas em papéis kraft, branco e reciclado de várias gramaturas com excelente desempenho e chapas de papelão ondulado em ondas simples e duplas com rigoroso controle de qualidade e suporte técnico, sempre com foco do cliente e um olhar dedicado à necessidade de cada embalagem.

Além das certificações ISO 9001 e 14001 e da certificação FSC® (C009947), nossas embalagens carregam o compromisso da oferta de gramaturas cada vez menores, com resistência mecânica superior. Afinal, embalar é abraçar e abraçar é proteger.

(102-15) Realizamos uma série de melhorias na Unidade Embalagem SP – Indaiatuba, entre elas, uma nova envolvedora automatizada, compartimentação de estoques, a ampliação do sistema de monitoramento e a automatização da portaria. Foram realizadas 23 kaizens, entre as quais destacaram-se os trabalhos focados em saúde e segurança, eficiência operacional da engenharia de embalagens, gestão de refugo e redução no consumo de tintas.

Na Embalagem SP – Vila Maria, nos dedicamos às melhorias estruturais, com a inauguração de uma nova área de lazer, restaurante industrial e copa para os nossos colaboradores. Aspectos operacionais foram aprimorados, apoiados pela realização de 14 semanas kaizen, incluindo a adoção de rotinas de contabilidade diária, melhorias nas amostras de produtos, redução de refugo e avanços na gestão de paletes.

As melhorias operacionais realizadas em 2017 na Embalagem SC – Campina da Alegria contemplaram a implantação de um projeto piloto para utilização de papel resinado no processo, retrofit de impressora e ajustes no processo, proporcionando a captura de resultados em termos de velocidade e produtividade. Também conseguimos verificar ganhos a partir da implantação do Kiwiplan, uma solução tecnológica que integrou processos comerciais, produtivos e até a expedição das nossas embalagens, tornando-os mais simples e confiáveis. Nesta unidade, realizamos 27 kaizens, incluindo temas como redução de tempo de start up de máquinas, redução de ociosidade e aprimoramento da impressão.

Trabalhando os aspectos apontados na Pesquisa de Clima GPTW®, conseguimos engajar ainda mais as nossas equipes do negócio de embalagens resultando, em 2017, no alcance de 21 recordes de produção na Embalagem SC – Campina da Alegria, 12 na Embalagem SP – Vila Maria e 7 na Embalagem SP – Indaiatuba.

Os desafios deste negócio para 2018 incluem um compromisso cada vez maior com a nossa intenção estratégica e o fortalecimento do posicionamento mercadológico com ofertas de valor com Foco Do Cliente. Nossa atenção aos custos, à rentabilidade para a Irani e para o cliente será redobrada e buscaremos evoluir na gestão do clima organizacional, fortalecendo aspectos que consolidem a nossa cultura de saúde e segurança.