Programa Gera

Tem como intuito assegurar que novos colaboradores estejam adequados e integrados à nossa cultura organizacional por meio de um conjunto de processos refinados no último ano, esperando que, ao fim do vínculo profissional, a evidência de crescimento de ambos seja um dos resultados reconhecidos.
Os processos compreendem:

Clique nos ícones para informações detalhadas.

Seleção

Priorizamos oferecer aos nossos colaboradores a oportunidade de desenvolverem-se internamente e aqui progredirem em suas carreiras. Por isso, sempre que é aberta uma nova vaga, o recrutamento interno é a nossa primeira opção. Recrutamentos mistos ou externos somente são abertos em casos específicos que requerem experiência e conhecimento diferenciados. Nossos processos de seleção são conduzidos por uma equipe de psicólogas preparadas para entenderem o comportamento humano e aplicarem as melhores ferramentas de seleção do mercado.

2015 2016 2017
Vagas fechadas por Recrutamento Interno 61,05 % 61,90 % 45,76 %

O programa Jovem Aprendiz é desenvolvido em todas as unidades. Além de apoiarem nossas equipes, os jovens participam de cursos de aprendizagem em diversas áreas de interesse em instituições parceiras. Ao longo do tempo em que ficam conosco, os jovens recebem integração e acompanhamentos específicos com o intuito de apoiar seu desenvolvimento profissional. A partir de 2018, aplicaremos um plano de treinamento diferenciado que inclui orientações sobre o mercado de trabalho durante todo o tempo de participação .

Desde o início do Programa já contratamos 7,62 % de aprendizes em outras funções. Desses, 5,71 % foram alocados nas Unidades de Santa Catarina. Em 2017, contamos com 32 estagiários em áreas técnicas, administrativas e de
produção, os quais participaram de acompanhamentos funcionais pós-período de experiência. Um dos fatores de sucesso são as efetivações realizadas a partir da conclusão do período de estágio registradas em 29,9 %.

Gera Diversidade

Consolidamos as iniciativas desse programa visando a inclusão de pessoas com deficiência em nossos times, com destaque para o desenvolvimento de um trabalho de sensibilização que busca preparar nossas equipes para que compreendam os aspectos da deficiência do colaborador que está sendo integrado e aprendam a lidar com suas limitações, resultando em oportunidades de aprendizado mútuo. Em 2017, tivemos um incremento de 11,01% de pessoas com deficiência em nosso quadro de colaboradores.

Integração

Em todas as unidades é realizado um processo formal de integração nos quais temas diversos de administração de pessoal, benefícios, políticas e programas internos são apresentados, dando início ao processo de adaptação à nossa cultura.
Neste processo, os novos colaboradores também fazem uma visita à unidade, acompanhados de nossos técnicos de segurança do trabalho nos casos das plantas industriais, para que compreendam o processo produtivo como um todo.

Ao chegarem às suas áreas, os novos integrantes ainda são recebidos pelas lideranças imediatas e facilitadores, responsáveis por direcionar e acompanhar suas atividades laborais até que esteja plenamente adaptado.

Oferecemos aos colaboradores promovidos aos cargos de liderança administrativas e/ou comerciais um processo especial de integração continuada por meio do qual são apresentadas as principais rotinas de gestão de pessoas que
passarão a ficar sob sua responsabilidade, além de interfaces com outras áreas.

(404-2)

Acompanhamento Funcional

Gestores imediatos são empoderados para que acompanhem o desempenho do colaborador e sua adaptação ao trabalho e à função. Nossa equipe de Desenvolvimento de Pessoas os apoia sempre que necessário e realiza atendimentos individuais ao fim do período de experiência e assim que o colaborador completa um ano de empresa.

(404-2)

Desligamento

O fim do vínculo profissional com os nossos colaboradores é conduzido da forma mais transparente e humana possível. Todos os colaboradores desligados ou que solicitam desligamento participam de uma entrevista que procura identificar oportunidades de melhoria na forma de gestão de pessoas e processos que resulta, quando autorizado pelo entrevistado, em um feedback para o gestor imediato.