Excelência, inovação e melhoria contínua

Gestão

Assegurar a excelência, fortalecendo a cultura de inovação, do aprendizado e da melhoria contínua é um compromisso estratégico. Nesse sentido, em 2018 instituímos o Comitê de Inovação, composto pela Diretoria Executiva e os Gerentes de negócios, avançamos na definição de uma política sobre a propriedade intelectual a ser validada em 2019 e definimos linhas de pesquisa prioritárias.

Programa Inova Ideias

Estimula a cultura da inovação entre os colaboradores recompensando a apresentação e aplicação de ideias.

Desde o início do Programa, 5.572 ideias foram apresentadas e 349 aplicadas, dessas, 243 trouxeram ganhos qualitativos e 106 quantitativos.

Metodologias

Modelo de Excelência em Gestão (MEG®), da Fundação Nacional da Qualidade (FNQ), com avaliação anual de aderência aos fundamentos do MEG®.
Gestão da inovação fundamentada no modelo do Instituto Euvaldo Lodi (IEL), organização ligada à Federação das Indústrias do Estado de Santa
Catarina (FIESC).
Reconhecimento no Prêmio Nacional da Inovação (PNI), troféu da categoria Prata e troféu Destaque da Indústria no Prêmio Qualidade RS, do Programa Gaúcho da Qualidade e Produtividade.

Inovação aberta

A inovação aberta também vem conectando nossas demandas às soluções disponíveis no mercado.

Em 2018, contamos com os seguintes projetos de pesquisa e inovação:

Aumento de resistência mecânica dos nossos papéis com o Instituto francês Centre Technique du Papier.
Definição da força a ser aplicada na formação dos vincos nas chapas de papelão ondulado com a Universidade do Oeste de Santa Catarina (Unoesc).
Contagem rápida e precisa de chapas com equipamento e visão computacional.
Design de embalagens sustentáveis com o Núcleo de Gestão de Design (NGD) da Universidade Federal da Santa Catarina (UFSC).
Dois desafios tecnológicos sobre reciclagem de plástico misto e a mecanização  da extração de goma-resina, por meio da plataforma Plataforma iTEC (102-44), em parceria com o Sebrae/RS.

Programa Mais

O Programa é uma engrenagem para implementação de melhorias operacionais e melhores práticas, com ferramentas da filosofia lean como a contabilidade diária, 5S, Semanas kaizen, formação e projetos Belts.

Em 2018, destacaram-se as práticas:

(103-1 e 102-35) Desdobramento de metas e indicadores: criação de indicadores estratégicos acompanhados mensalmente, com definição de metas para todos os níveis hierárquicos e influência na remuneração variável da Diretoria.

Aprimoramento da gestão comercial do negócio Embalagem: definição de política, indicadores, rotina e capacitação da equipe, alcançando retorno financeiro de R$ 7,3 milhões em 2018, quase 50% acima da meta proposta para o período.

Projeto Simplifique

Criado para apoiar a transformação digital na Irani com a implantação do ERP principal SAP S/4HANA, bem como soluções complementares para simplificar e integrar nossos sistemas, buscando ganhos de produtividade, segurança da informação, redução de custos, competitividade e suporte para o crescimento planejado da Companhia.

Destaques da primeira onda do Projeto Simplifique:

Três ciclos de testes.
Mais de 120 pessoas envolvidas, entre colaboradores diretos e consultores externos.
Realização do projeto em 12 meses.
Mais de 650 cenários simulados abrangendo mais de 10 mil passos testados.
88% usuários finais foram capacitados antes do go live.
Mais de 5 mil horas de treinamento presencial com 91% de aproveitamento.
go live da primeira onda com sucesso em janeiro de 2019.

O futuro que queremos

Rever o modelo de remuneração e retomar ações de Cultura da Inovação.
Focar ainda mais em projetos de inovação aberta compatíveis com as necessidades dos nossos negócios.
Realizar diagnóstico de maturidade Lean.