Gestão de Pessoas

Contamos com a força de trabalho de 2.286 profissionais ativos. As pessoas são os propulsores para cumprirmos a nossa missão e catalisadores para atingirmos a nossa visão. Por isso, formar equipes de alta performance e fazer com que as pessoas desenvolvam o máximo de seu potencial pessoal e profissional faz parte da nossa estratégia.

(103-2) O ano de 2018 trouxe muitas lições aprendidas, sendo a principal a certeza de que os nossos valores devem ser praticados e reforçados diariamente e percebidos pelas pessoas com quem nos relacionamos dentro e fora da Irani. Este estímulo é oferecido aos colaboradores por meio de cinco programas estruturantes: Gera, Cuida, Cresce, Motiva e Supera.

Programa Gera

59,0% de vagas fechadas por recrutamento interno.
14,6% de estagiários efetivados.
17,8% de jovens aprendizes contratados para assumirem outras funções.

Programa Cuida

(403-1.a.i e 403-1.a.ii)

Para cada unidade de negócio, aplicam-se cerca de 400 legislações, com quase 2.500 requisitos relacionados à saúde e segurança ocupacional, o que nos motiva a executar ações que garantam aderência às obrigações legais.

Ao longo de 2018, mergulhamos profundamente nos procedimentos de operação sob a ótica de saúde e segurança ocupacional, com destaque para:

100% dos procedimentos operacionais foram descritos, revisados e disseminados.

100% das capacitações exigidas pelas normas regulamentadoras aplicáveis aos nossos negócios foram realizadas.

Criamos uma árvore de indicadores de saúde e segurança, reportados mensalmente à Diretoria Executiva, estabelecendo metas, responsáveis e forma de governança.

Fortalecemos o registro de ocorrências de incidentes por meio de Diálogos de Segurança e Excelência (DSEs), divulgações internas, engajamento dos colaboradores por meio das CIPAs e das lideranças.

Adicionalmente, oferecemos programas não-obrigatórios com foco preventivo para saúde e bem-estar dos nossos colaboradores.

Investir cerca de R$ 10 milhões, nos próximos cinco anos, nas ações e adequações que se fazem necessárias e avançar no atendimento dos requisitos legais aplicáveis em todas as unidades.

André Paulo Martins, colaborador da Unidade Papel SC – Campina da Alegria

O futuro que queremos

Fortalecer e consolidar a cultura de saúde e segurança, tendo o acidente zero como condição.

Disseminar 100 % dos procedimentos de operação revisados em 2019 para os colaboradores.

Implantar software de saúde e segurança ocupacional integrado ao E-SOCIAL e ao novo ERP da Empresa, oferecendo ainda mais transparência à gestão e contribuindo com a aplicação dos padrões definidos, controles e monitoramentos de ações.

Cresce

Investimento de R$1,2 milhão em ações de capacitação e aprimoramento pessoal:
R$ 743 mil em capacitação e desenvolvimento.
R$ 459 mil em subsídios de incentivo à educação.

(404-1)

Treinamento Média de horas por colaborador Variação da média 2017 vs 2018
POR CATEGORIA FUNCIONAL
Liderança 39 -53,0%
Administrativo 23 -4,2%
Técnico 46 +76,9%
Operacional 22 +4,8%
POR GÊNERO
Masculino 26 +4,0%
Feminino 23 -28,1%
TOTAL 25 -3,8%

Motiva

Principais iniciativas atreladas à promoção do clima organizacional em 2018:

Realizamos diversas iniciativas interagindo e monitorando o clima organizacional de todas as unidades.

Realizamos reuniões de acompanhamento dos planos de ação traçados a partir último ciclo da pesquisa (2017).

Criamos a árvore do clima, com sinalizadores e indicadores acompanhados periodicamente pela Diretoria Executiva, além de grupos de escuta e devolutiva aos líderes para a calibragem das ações em andamento.

O futuro que queremos

Alcançar índice geral de 76 % de satisfação dos colaboradores no próximo ciclo da Pesquisa de Clima GPTW®.

Supera

(404-3)

94% dos colaboradores participando do Programa Supera, recebendo avaliações de desempenho periodicamente.

Uhilian Finger, Leandro Hilário, Flávio Cason e Gilson Santos, colaboradores do Projeto Simplifique