Gestão de Riscos

Orientada pela ABNT ISO 31000:2009 e pelo The Committee of Sponsoring Organizations of the Treadway Commission – Enterprise Risk Management Framework (COSO-ERM) nossa gestão de riscos compreende etapas de: identificação, análise, avaliação, tratamento, monitoramento e comunicação dos riscos.

Os principais riscos identificados em nossos negócios são:

Risco Definição Formas de mitigação
ESTRATÉGICO Incapacidade de reconhecer fatores relacionados às alterações no cenário político e econômico. Plano estratégico de longo prazo, com a avaliação de diferentes cenários, permitindo respostas efetivas ao evento.
Análise de cenário mercadológico para a tomada de decisão durante o planejamento estratégico.
FINANCEIRO Venda para clientes com limites de crédito excedido ou inadimplentes. Acompanhamento de títulos pendentes de recebimento e dos riscos de mercado de variação cambial e de taxa de juros.
Mecanismos que asseguram as garantias. necessárias para a captação de recursos.
CONFORMIDADE Exposição à autuação de órgãos fiscalizadores decorrente de falha na conformidade ambiental. Monitoramento dos requisitos ambientais legais e prazos da licenças.
Aplicação de políticas que visam o reaproveitamento de resíduos sólidos e a redução na geração de efluentes.
OPERACIONAIS Deterioração das condições operacionais, eficiência, continuidade, distribuição e atendimento aos prazos. Manutenções preventivas e preditivas.
Gestão de emergências contra incêndio.
Análise criteriosa de qualidade do produto e acompanhamento técnico pós-venda.
Gestão da saúde e segurança dos colaboradores.

Anualmente submetemos à aprovação da Diretoria Executiva um plano de auditoria interna contemplando as ações prioritárias para verificação de controles internos com base em riscos. Em 2018, foram realizadas auditorias de conformidade legal em todas as unidades do negócio Embalagem e na área de Desenvolvimento de Pessoas.

O futuro que queremos

Apresentar, em 2019 quatro relatórios à Diretoria Executiva, sendo um de avaliação de riscos e três de acompanhamento de riscos.

Marcio Bottin e Alexandre Dinnebier, colaboradores da Unidade Papel SC – Campina da Alegria